OAB por Elas é tema de reportagem da TV Justiça

Data: 01/08/2018 Em: Notícias Voltar a página anterior

Durante toda a terça-feira (31), a equipe de reportagem do programa Justiça Legal da TV Justiça de Santa Catarina, acompanhou a visita da Desembargadora Salete Sommariva a Balneário Camboriú. Na oportunidade a desembargadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSC conheceu mais de perto o projeto OAB por Elas, a Casa das Anas e a Oficina Sistêmica.

No início do mês As advogadas Kátia Quintanilha e Patrícia Nicodemus, que atuam no projeto, e a Secretária Adjunta da OAB-BC, Dra. Emanuelle Carnevalli, participaram de reunião com a Desembargadora. Na oportunidade, Dra. Salete elogiou o Projeto e se mostrou interessada em levar ao conhecimento da Presidência do TJ para que seja possível a celebração de Convênio a princípio na comarca de Balneário Camboriú, para posteriormente ser expandido às demais comarcas do Estado de Santa Catarina.



 

OAB Por Elas
O Projeto visa o amparo e orientação às mulheres vítimas de violências domésticas, direcionadas à área do direito de família, para propositura de possíveis ações de divórcio, guarda de filhos menores, alimentos entre outros, possibilitando, assim a melhor forma de se reestruturarem. O trabalho tem a intenção de reduzir os impactos dos conflitos familiares, adotando práticas de justiça restaurativa a serem aplicadas em alguns casos de violência doméstica.

Oficinas Sistêmicas

As oficinas Sistêmicas são baseadas na Constelação Familiar, um método que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações, criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. A técnica tem como objetivo identificar traumas familiares que, segundo a teoria, acabam perpetuando comportamentos destrutivos e conflitos na família. As oficinas Sistêmicas acontecem na 29ª Delegacia Regional de Polícia mensalmente, toda última terça-feira do mês, das 18h30min às 20h.

A aplicação de métodos de resolução pacífica de conflitos e a integração entre as instituições fortalece o trabalho em rede e o conceito de segurança cidadã. É evidente, especialmente nos casos que envolvem questões familiares e emocionais, que o direito penal, sozinho, não soluciona os conflitos. Exemplo disso é a reincidência nos casos de violência doméstica e a repetição sucessiva das vítimas que comparecem à Delegacia.

Calendário das próximas sessões:

Agosto: 28/08/2018
Setembro: 25/09/2018
Outubro: 30/10/2018
Novembro: 27/11/2018

Galeria de fotos
Deixe seu comentário
Outras postagens
(47) 3366-2060 - E-mail: balneario@oab-sc.org.br
Rua 916 n° 612 - Centro - Balneário Camboriú - SC - CEP 88330-570