OAB defende participação obrigatória de advogados nos meios alternativos de solução de conflitos

Data: 12/08/2019 Em: Notícias Voltar a página anterior

de Brasília - A OAB nacional considera que a participação dos advogados é indispensável nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), na fase pré-processual e também nos meios alternativos de soluções de conflitos, como mediação e conciliação. A entidade apoia o Projeto de Lei da Câmara nº 80/2018, que visa alterar o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), para determinar a obrigatoriedade da presença dos advogados nesses casos.

Na última terça-feira (6), em Brasília, o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, defendeu a posição da advocacia durante um debate sobre esse tema na sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Queremos a presença de profissionais qualificados, que possam assistir de maneira adequada àqueles que querem solucionar seus conflitos, sobretudo nos Cejuscs e através dos meios alternativos de soluções. Não há que se falar em reserva de mercado, longe disso. O objetivo é garantir que os cidadãos recebam assistência técnica profissional qualificada e quem pode oferecer isso são os advogados ou os defensores públicos”, explicou Ary Raghiant Neto.

A OAB reconhece a importância do papel dos Cejuscs instalados em todos país, contudo, tornar a presença do advogado como algo facultativo, não contribui para a melhor solução do litígio, na medida em que as partes, nesses casos, não têm a verdadeira dimensão de todos os seus direitos, o que acaba gerando uma insatisfação logo em seguida. “Percebemos que muitos acordos acabam depois retornando para análise no Judiciário, gerando um retrabalho e frustração das partes”, analisa Ary Raghiant Neto 

O PLC 80/2018 já foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados e segue em tramitação no Senado Federal. O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) já apresentou parecer favorável à medida. A OAB apoia esse posicionamento e espera a aprovação do texto pelos demais senadores.

Deixe seu comentário
Outras postagens
Comissão da Mulher Advogada prepara Ciclo de Palestras Na quinta-feira (08), o grupo abortou o assunto durante a reunião realizada na Sede da OAB-BC. A CMA está desenvolvendo as temáticas que será abordadas nas palestras, além de buscando parceiros e locais para a realização dos eventos. Comissão da Advocacia Dativa delibera sobre convênio de ações A Comissão da Advocacia Dativa e Assistência Judiciária realizou reunião no último dia 23 e deliberou a respeito de sugestões apresentadas ao grupo em relação a convênio que será firmado nos casos de procedimento para ajuizamento de ações para os hipossuficientes, bem como sobre a formatação de recursos e peças padrões a serem utilizadas pelos defensores. O maior Congresso de Direito Imobiliário, Notarial e Registal do Brasil acontece nesta quinta e sexta-feira! O evento receberá o Consultor do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Gabriel Real Ferrer. O palestrante é Professor Titular de Direito Ambiental e Administrativo e Subdiretor do Instituto Universitário da Água e do Meio Ambiente na Universidade de Alicante na Espanha. Real Ferrer palestra na abertura do evento, na manhã do dia 08, com o tema “Cidades e Sustentabilidade”. Valorização da Mulher Advogada: OAB/SC pleiteia vagas exclusivas de estacionamento para advogadas grávidas junto à Justiça Federal Na última sexta-feira (9), as presidentes das comissões da Mulher Advogada (CMA), Rejane Sánchez; e de Prerrogativas da OAB/SC, Caroline Rasmussen; e a assessora institucional da Seccional, Silvia Tomelin foram à Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) pleitear vagas exclusivas de estacionamentos às advogadas gestantes nos prédios do órgão no Estado. A solicitação foi feita diretamente ao diretor do Foro da JFSC, Juiz Alcides Vettorazzi, que viu com ‘bons olhos’ a iniciativa da Seccional.
(47) 3366-2060 - E-mail: balneario@oab-sc.org.br
Rua 916 n° 612 - Centro - Balneário Camboriú - SC - CEP 88330-570