NOTA OFICIAL: OAB/SC lamenta profundamente o assassinato do advogado Joacir Montagna, em circunstâncias que afrontam a toda a advocacia

Data: 13/08/2018 Em: Notícias Voltar a página anterior

Foi com grande pesar e perplexidade ante a gravidade do ato que a OAB/SC recebeu, na manhã de hoje, a notícia do assassinato do advogado Joacir Montagna, 54 anos, de Guaraciaba. Por conta do ocorrido, o presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas, acaba de decretar luto oficial de três dias na instituição.

Conforme informações já divulgadas pela imprensa, a forma bárbara como ocorreu o crime indica que nosso querido colega foi friamente executado e a suspeita é de que a motivação tenha sido a sua atuação profissional. Montagna estava em seu escritório em Guaraciaba quando dois homens encapuzados adentraram, renderam seus colaboradores, perguntaram pelo advogado e anunciaram um assalto. No entanto, ele teria sido morto com um tiro na cabeça sem ter esboçado reação e sem que os criminosos tenham levado qualquer objeto do escritório.
 
“A Seccional catarinense lamenta profundamente mais essa morte trágica de um advogado catarinense, ocorrida em pleno exercício da profissão, e presta suas condolências e total apoio aos seus familiares e amigos”, destaca Brincas. Montagna era um profissional com grande envolvimento institucional e junto à comunidade, e muito querido por todos com quem convivia. “É de extrema gravidade o que ocorreu e a OAB/SC, em conjunto com a Subseção de São Miguel do Oeste, por intermédio do seu presidente, Ari Borba Fernandes, já acompanha este caso muito de perto, buscando junto às autoridades responsáveis uma rápida identificação e punição dos autores”, destaca Brincas.
 
O presidente da Seccional já designou um advogado para acompanhar o caso e está em contato com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu Pinto Júnior, que assegurou o mais absoluto rigor na elucidação deste crime. “Não podemos tolerar um grave episódio como este, um atentado que não vitimou apenas o advogado, mas que fere mortalmente, também, as prerrogativas de toda a advocacia, além de se constituir em um ataque contra o Estado”, reforça o presidente da Seccional.

Paulo Marcondes Brincas
Presidente da OAB/SC

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Deixe seu comentário
Outras postagens
(47) 3366-2060 - E-mail: balneario@oab-sc.org.br
Rua 916 n° 612 - Centro - Balneário Camboriú - SC - CEP 88330-570