Implantação de um sistema de credenciamento da Defensoria Dativa é tema de reunião entre o presidente da OAB/SC e governador do Estado

Data: 07/02/2019 Em: Notícias Voltar a página anterior

Em reunião com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, fez o convite formal para a posse da Diretoria da Seccional, dia 14/2 e tratou de assuntos de interesse da advocacia catarinense. Dentre as pautas, o credenciamento de advogados e advogadas para atuação junto à Defensoria Pública de Santa Catarina esteve em discussão.

“O que solicitamos é o apoio do governo do Estado para implantação de um sistema de credenciamento e de pagamento da advocacia dativa de forma digna e efetiva. Para que esse sistema alcance seu objetivo é fundamental a existência de recursos financeiros para a operação regular. Além disso, é necessária uma tabela como parâmetro de remuneração dos profissionais credenciados com valores que não aviltem a profissão", destacou Rafael Horn.

Durante a reunião, o governador Moisés expôs que entende a importância da advocacia e a necessidade de ter um sistema que funcione. Disse ainda que pretende interagir com o Poder Legislativo e com a Defensoria Pública do Estado para encontrar uma solução a este problema.

Entenda o caso

Atualmente, tramitam no âmbito do STJ recursos em julgamento que definirão se o Estado deverá remunerar os advogados de acordo com a tabela atual da Seccional. Caso o STJ reitere sua histórica posição de manter a remuneração dos advogados de acordo com a tabela de honorários da OAB, a Seccional não só manterá o seu posicionamento atual, como também instará o Conselho Federal da OAB no sentido de pleitear junto ao Conselho da Justiça Federal, no Superior Tribunal de Justiça, a revisão dos valores praticados na Justiça Federal.

A Nova Lei aprovada em setembro de 2018 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, criando novo fundo de pagamento para os profissionais da advocacia também é motivo de preocupação pela Seccional. Os recursos financeiros previstos para o fundo são os mesmos que atendiam a Defensoria Dativa em 2007. A OAB/SC entende que se repartido também com o Tribunal de Justiça e a própria Defensoria Pública haverá uma provável insuficiência de recursos para o pagamento da advocacia.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Deixe seu comentário
Outras postagens
Comitiva de integrantes de grupos ligados ao combate a violência doméstica visitam a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba. A visita a instituição que completou três anos de atuação, foi realizada no dia 02 de agosto, sob a organização da advogada e vereadora do município de Balneário Camboriú/SC, Dra.Juliethe Nitz. Chamada para a submissão de artigos científicos para o I Congresso Catarinense de Direito da Moda A OAB/SC em conjunto com a Comissão Estadual de Direito da Moda da OAB/SC (CDM-OAB/SC) e a Subseção da OAB/SC de Brusque, torna público a chamada para a submissão de artigos científicos, a serem apresentados durante o I Congresso Catarinense de Direito da Moda, que acontecerá nos 12 e 13 de setembro de 2019, a partir das 09h, no Auditório do Centro Empresarial de Brusque, e com posterior publicação em e-book, intitulado “DIREITO DA MODA: ARTIGOS E JURISPRUDÊNCIA COMENTADA”. Atualização do e-saj: Resolvendo problemas de visualização de arquivos No último sábado (27) as versões dos sistemas SAJ5/PG - SAJ5/SG - SAJ5/TURMAS e Portal E-SAJ TJSC foram atualizadas e alguns advogados e advogadas vem relatando problemas para acessar e visualisar processos hospedados no sistema. A Seção de Atendimento ao Usuário, Divisão de Equipamentos de Informática e Diretoria de Tecnologia da Informação do TJ/SC informou que para a resolução do problema com facilidade, basta o usuário fazer a limpeza do "cache de DNS". Comissão da Mulher Advogada prepara Ciclo de Palestras Na quinta-feira (08), o grupo abortou o assunto durante a reunião realizada na Sede da OAB-BC. A CMA está desenvolvendo as temáticas que será abordadas nas palestras, além de buscando parceiros e locais para a realização dos eventos.
(47) 3366-2060 - E-mail: balneario@oab-sc.org.br
Rua 916 n° 612 - Centro - Balneário Camboriú - SC - CEP 88330-570